segunda-feira, 11 de junho de 2007

Declaração a Sociedade

O decreto declaratório representa um recuo do governo em relação aos ataques desferidos no início do ano e é fruto direto da força de nossa mobilização. No entanto, ainda são mantidos ataques fundamentais.
Tais ataques se materializam na manutenção da secretaria de ensino superior, com Pinotti como representante dos empresários da educação a frente para implementar um projeto educacional que fragmenta ensino, pesquisa e extensão para colocar a produção de conhecimento ainda mais a serviço do capital privado.
Por isso, seguimos lutando pela revogação completa e imediata dos decretos, o fim da secretaria de ensino superior e a saída de Pinotti. Isto, não para defender a Universidade elitista como ela é, mas por mais verbas para a educação para garantir Educação Pública, gratuita e de qualidade para todos. Por isso, convidamos estudantes, trabalhadores e o povo pobre de todo o país a se somar a esta luta.


Estudantes da USP, UNESP/FATEC e UNICAMP
Aprovado na Assembléia Geral dos Estudantes da USP
e por unanimidade no Encontro Estadual de Públicas

Resoluções da Plenária das Estaduais

RESOLUÇÕES DA PLENÁRIA DOS ESTUDANTES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS DE SP
(Realizada em 06/06/07 na Reitoria Ocupada da USP)

- Pauta unificada da greve estadual aprovada por consenso (cinco pontos): revogação dos decretos; mais verbas; contratações; moradias estudantis; não às punições;
- Luta pelas diretas para reitor e outros cargos, sem vinculação à titulação (por consenso);
- Comando estadual de greve aberto e por votação dos delegados e não por consenso. O comando será eleito nas assembléias de curso;
- Delegados na proporção de 1 para 50 em cada assembléia de curso (com fração de 30);
- 1a. reunião do Comando: dia 15 de junho, 10 da manhã, na reitoria da USP (com rotatividade: as seguintes deverão ser em cidades do interior ou em outros locais da capital);
- Como parte do calendário de lutas, participação em bloco na parada GLBTT, 10 de junho, com uma faixa da USP, UNESP e UNICAMP em greve, onde esteja escrito "Contra toda as formas de opressão";
- Ato unificado com o funcionalismo público estadual (APEOESP, saúde, etc.) no dia 15 de junho (indicativo de passeata até a Secretaria de Ensino Superior, no centro);
- Semana de ocupações de 18 a 22 de junho;
- Participação na Plenária Nacional dos estudantes no dia 16 de junho, que será realizada na reitoria ocupada da USP;
- Incorporação da Parada Cultural da UNICAMP (13/06) ao calendário;
- Campanha com o seguinte slogan: "A UNE não fala em nome dos estudantes em luta";
- Aprovação de uma nota à sociedade sobre a greve e as ocupações.
- (Perdeu a votação: colocar a exigência de que a reitoria convoque uma assembléia universitária em vez de reuniões de CO como um dos eixos da greve).

Estudantes de Enfermagem Unicamp no III Encontro das Universidades Estaduais de São Paulo

Estudantes de Enfermagem da Unicamp comparecem ao III Encontro das Universidades Estaduais de São Paulo.
O Encontro aconteceu na Reitoria Ocupada da USP - SP no dia 06 de junho de 2007 e contou com a participação de cerca de 750 pessoas dentre elas estudantes da USP, UNESP, Fatec e UNICAMP, e os estudantes secundaristas (ETE´s)



















quinta-feira, 7 de junho de 2007

Só Lembrando....

Galera,
só para lembrar a impotancia da presença de todos terça feira na assembléia, pois lá vamos decidir os rumos de nossa greve!!!
Até lá então

terça-feira, 5 de junho de 2007

Em carta, secretário da Fazenda reafirma autonomia das universidades

Da redação
Em São Paulo

O secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa, divulgou na quarta (16) uma carta-resposta ao reitor José Tadeu Jorge, presidente do Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas), em que expressa estar assegurada a autonomia de gestão das entidades.

Na carta, o secretário assegura que as universidades manterão suas movimentações financeiras em contas próprias e continuarão com a autonomia para realizar remanejamentos internos.

Leia a carta na íntegra
Em atenção ao Ofício Cruesp. 04/07, encaminhado por Vossa Excelência a esta Secretaria de Estado, ratificamos nosso entendimento quanto à realização e à escrituração em tempo real da execução orçamentária, financeira, patrimonial e contábil das Universidades Estaduais Paulistas, no Sistema Integrado de Administração Financeira para Estados e Municípios - Siafem/SP.

Da mesma forma, concordamos com a manutenção das movimentações financeiras das Universidades em contas específicas de cada uma das universidades no Banco Nossa Caixa S/A.

Reafirmo, outrossim, a decisão do Governo de definir, em entendimento com os Reitores, um regime adequado de remanejamento de dotações orçamentárias, que atenda às peculiaridades de sua organização e funcionamento sob a égide da autonomia consagrada na Constituição e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Sem mais para o momento, aproveito a oportunidade para reiterar a Vossa Excelência meus protestos de estima e consideração.

Fotos Ato em Sao Paulo




Programação

Segunda - 11/06/07

8hs - Repasse e avaliação
10hs - Discussão da Rerfoma Univesitária
14hs - Discussão da Rerfoma Univesitária

Terça - 12/06/07

8hs - Repasse e avaliação
10hs - 11h30 - Campanha do controle da Violência a Mulher
12h30 - Assembléia Enfemagem
- Avaliação do Movimento
-Discussão do Decreto Declaratório com advogados
IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS