quinta-feira, 31 de maio de 2007

Serra modifica decretos criticados por universitários

31/05/2007 13:58
Serra modifica decretos criticados por universitários
Agencia Estado

O governador José Serra recuou e modificou os decretos que vêm causando protestos nas universidades estaduais e a ocupação da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) pelos estudantes desde o último dia 3 de maio. As modificações dão nova interpretação a quatro decretos.

Um quinto decreto modifica a redação do decreto que criou a Secretaria de Ensino Superior, que passou a cuidar das universidades públicas do Estado. No caso do decreto 51.471, a modificação informa que deixa de ser aplicada às universidades a proibição de contratação de pessoal sem autorização da Secretaria Estadual da Fazenda.

Os alunos da USP, professores e funcionários marcaram para hoje um passeata até o Palácio dos Bandeirantes, sede do governo de São Paulo. Os manifestantes queriam a revogação dos decretos, que agora foram modificados. Na semana passada, o governo do Estado abriu negociações com os estudantes da USP, que foram conduzidas pelo Secretário da Justiça, Luiz Antonio Marrey. Ele admitiu mudança nos decretos, mas queria que antes os alunos desocupassem a reitoria.

Reintegração
Uma ordem de reintegração de posse determinando a desocupação da reitoria vem sendo desafiada pelos alunos. Desde então, tem havido ameaça de invasão do local pela Polícia Militar para retirar os manifestantes, mas isso ainda não aconteceu. A reitoria também chegou a dar ultimato aos alunos e não foi atendida. Ao mesmo tempo em que a ocupação da USP foi mantida, os protestos aumentaram e acabaram atingindo também a Unesp e a Unicamp, as outras duas universidades do governo paulista. As informações são da rádio CBN.



Fonte: http://www.google.com.br/url?q=http://www.atarde.com.br/capa/noticia.jsf%3Fid%3D755550&e=17479&sa=X&oi=news&ct=result&cd=1&usg=AFQjCNHWCaZfDDCMnJLnogDr3ktFvfAQyA

Nenhum comentário: